Horizonte Minerals assina contrato com a Fagundes para serviços de mineração no projeto Araguaia
Pre-stripping tem início previsto para abril de 2023
A Horizonte Minerals Plc anunciou que firmou acordo de serviços de operação de mina de cinco anos, envolvendo operação de mina, geração de pilhas de estocagem, alimentação de plantas e manuseio de escória para o Projeto Araguaia Níquel, 100% de sua de propriedade, cuja construção está em andamento e a primeira produção segue prevista para o primeiro trimestre de 2024.
O contrato foi firmado com a Fagundes Construção e Mineração pelo período de cinco anos (com opção de prorrogação por mais cinco anos) está de acordo com as premissas de custo aplicadas ao estudo de viabilidade da Horizonte Minerals e representa outro marco importante de redução de riscos, para que os custos operacionais estejam no quartil inferior da curva de custos do níquel.
A Fagundes fornecerá uma frota de operação de mina composta por mais de 70 unidades, ligadas com o sequenciamento de produção da mina e sua sazonalidade climática, frota esta composta por marcas líderes em termos de segurança, tecnologia incorporada, desempenho e confiabilidade. A frota principal incluirá escavadeiras hidráulicas de 45 toneladas, caminhões basculantes de 35 toneladas, caminhões articulados de 28 toneladas e pás carregadeiras de 18 toneladas. A mobilização da equipe de serviços de mineração e as atividades de pre-stripping comecem no início do segundo trimestre de 2023.
“Temos o prazer de trabalhar ao lado da Fagundes, uma importante empreiteira do setor de mineração que atua no Brasil há mais de 35 anos. Com outros clientes como Vale e Anglo American, é uma operadora experiente e com um histórico sólido no setor. A assinatura do contrato de serviços de mineração é um importante passo à frente, com as atividades de pre-stripping previstas para começar no início do segundo trimestre de 2023, o próximo passo em nossa jornada de desenvolvedor a produtor. As atividades de construção no Araguaia continuam dentro do cronograma e do orçamento, com o primeiro níquel previsto para o primeiro trimestre de 2024. À medida que atingimos cada um de nossos marcos, continuamos nos aproximando de desbloquear o valor total do Araguaia e, de forma mais ampla, do portfólio de ativos Tier 1 da Horizonte, seguindo com nosso objetivo de nos tornarmos um produtor de níquel de baixo custo”, afirmou Jeremy Martin, CEO da Horizonte Minerals.
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral em abril 2025